Perguntas Frequentes

Aqui você encontra as dúvidas comuns entre os usuários do Virtual Vision. Caso tenha alguma questão que não contemplamos, entre em contato com a nossa equipe de suporte clicando aqui.

Para instalar o Virtual Vision em seu computador, preencha o formulário https://vvwp.micropower.com.br/download/ após preencher seus dados você receberá em seu e-mail o link para realizar o download do instalador, feito o download clique no arquivo recebido.

No menu de instalação, você encontrará opções para a leitura de manuais e guias de referência do Virtual Vision, para a instalação do Java Access Bridge (recomendável para que o Virtual Vision leia aplicações desenvolvidas em Java com critérios de acessibilidade) e, finalmente, para a instalação do próprio Virtual Vision.

A iniciação do programa começara quando você pressionar a tecla Enter no menu.
Quando a instalação terminar, uma mensagem lhe informará que você deve reiniciar o Windows para completar a instalação.

Pressione Enter. O Windows será reiniciado e o Virtual Vision entrará em funcionamento automaticamente.

IMPORTANTE

A instalação do Virtual Vision só pode ser feita por um usuário com direitos de administrador. Se você não possuir tais direitos, o próprio menu de instalação impedirá que ela continue (visto que ela não poderá ser concluída com sucesso), e o avisará sobre o problema.

Após instalar o Virtual Vision, ele se encontrará em modo de demonstração, funcionando apenas por 30 minutos por sessão do Windows (tempo após o qual você precisará reiniciar seu micro) e apenas durante 30 dias após a instalação. Vencido esse prazo, você precisará registrar e ativar sua cópia do produto, o que pode ser feito pressionando a tecla de atalho Alt + F10. Essa tecla acionará o assistente de registro, que o guiará detalhadamente por cada passo para efetivar o registro e ativação do Virtual Vision.

Note que, após o vencimento do prazo de 30 dias, o Virtual Vision deixará de ser iniciado automaticamente. Por isso, quando você quiser realizar o registro, precisará primeiro ativar o programa usando a tecla de atalho CTRL + ALT + V.

Virtual Vision 10 você pode fazer o registro da sua licença de uma forma simples e prática.

Você poderá registrar e ativar o Virtual Vision automaticamente através da Internet, ou manualmente, ligando para a MicroPower e obtendo a chave de ativação para seu computador. Você ainda poderá transferir sua licença para outro micro sem qualquer burocracia, utilizando o sistema de cancelamento de registro.

Registrando o Virtual Vision através da Internet

Este é o método mais simples para registrar o Virtual Vision: basta utilizar o número de série que você recebe ao comprar o Virtual Vision ou que você já tenha recebido de um dos parceiros da MicroPower, preencher seus dados (nome, e-mail, CPF, cidade e estado), conectar-se à Internet e efetivar seu registro.

Registrando o Virtual Vision manualmente

Se você não possuir acesso à Internet em seu micro, poderá registrar o Virtual Vision de forma manual. Para isso, é necessário ligar para a MicroPower, informar o código de identificação do seu micro (fornecido pelo próprio Virtual Vision) aos nossos atendentes e receber a chave de ativação que deve ser digitada na janela de registro, juntamente com seu nome e o número de série.

Você pode desinstalar o Virtual Vision através do “Menu Iniciar” do Windows, selecionando a opção “Desinstalar o Virtual Vision” e pressionar a tecla Enter, após isso já abrirá o menu de desinstalação do programa, lembrando que para esse procedimento você precisará ter o privilégio de administrador, ou através do Painel de Controle do Windows, selecionando a opção “Adicionar ou Remover Programas” e escolhendo “MicroPower Virtual Vision” na lista.

Se sua cópia do Virtual Vision estiver registrada, o assistente de cancelamento de registro será automaticamente executado.

Você não deve cancelar o seu registro apenas e tão somente se desejar reinstalar o Virtual Vision na mesma máquina logo em seguida para corrigir algum problema existente (perda de algum arquivo do sistema, por exemplo). Caso contrário, você precisará realizar o cancelamento de registro para não perder sua licença de uso.

Se você trocar de computador, bastará cancelar o registro ou desinstalar o Virtual Vision de seu computador antigo para poder ativá-lo no novo.

Se você deseja cancelar o registro, mas quer manter o Virtual Vision instalado em um computador (em modo de demonstração), vá até o Painel de Controle do Virtual Vision, pressione F10, selecione o menu “Ajuda” e, logo em seguida, selecione a opção “Cancelar Registro”.

O assistente de cancelamento de registro será executado. Confirme a operação e você terá uma chave de desinstalação. Será exibido um campo para que você digite a letra da unidade que receberá os dados, este método é o mais fácil para a transferência da sua licença, lembrando que para efetuar a reativação em outra máquina é necessário estar conectado com a internet.

Após o cancelamento de registro, o Virtual Vision passará novamente a operar em modo de demonstração (30 minutos por sessão do Windows durante 30 dias).

Para ativar sua licença em outro computador, basta pressionar Alt + F10, escolher a opção 3Reativação após desinstalar o Virtual Vision de outro computador”. Em seguida indicar a unidade onde os dados do registro foram gravados.

Para aumentar a velocidade da voz de forma temporária do programa, basta pressionar as teclas Ctrl + Alt + Page Up.

Para diminuir a velocidade da voz de forma temporária do programa, basta pressionar as teclas Ctrl + Alt + Page Down.

Caso queira aumentar ou diminuir a Velocidade da voz permanentemente:

  • Abra o painel de controle do Virtual Vision com Ctrl + Num 0
  • Pressione Alt e com a Seta para Direita encontre a opção configuração de voz.
  • Desça com as setas até diferenciação de voz conforme o tipo de informação e pressione Enter.
  • Na janela que se abrir, caminhando com o Tab você terá como alterar as tonalidades e velocidades da voz do Virtual Vision.
  • Depois de alterar basta localizar o botão Ok e pressionar Enter.

Caso queira alterar o sintetizador:

  • Abra o painel de controle do Virtual Vision com Ctrl + Num 0
  • Pressione Alt e com a Seta para Direita encontre a opção configuração de voz.
  • Desça com as setas até sintetizador para navegação no Windows ou sintetizador para leitura de texto, ao pressionar Enter em uma das opções abrirá uma caixa de diálogo, selecione com as setas outro sintetizador vá com Tab até Ok e pressione Enter novamente.

OBS: para alterar somente a voz para leitura de textos utilize o atalho rápido Ctrl + Alt + barra do teclado numérico.

Para ativar o Painel de Controle, pressione simultaneamente as teclas Ctrl e Num 0 do teclado numérico.

Ao entrar nessa janela, o Virtual Vision informa que você está no Painel e que, para acessar os menus, é necessário pressionar a tecla F10.

Quando pressionar a tecla F10, será informado que você está no menu “Arquivo”. Para navegar entre as opções desse menu, use as setas para cima ou para baixo e, para mudar para o menu ao lado, use as setas para a direita e para a esquerda.
Para marcar ou desmarcar uma opção do menu, use a barra de espaço ou Enter.

Esta integração com o OCR foi implementada a partir no VV7 release 21

Ao executar um dos comandos de reconhecimento pela primeira vez, se o Tesseract não estiver instalado será exibido um aviso de que o OCR precisa ser instalado, o usuário deve ouvir as informações sobre o OCR e marcar um check box indicando que entendeu os riscos de usar informações reconhecidas pelo OCR (já que podem apresentar erros). Ao fazer isso será liberado o botão de download. Todo o processo de download e instalação do OCR é automático.

Teclas de comando:

Ctrl e Num mais: realiza o reconhecimento ótico no objeto em foco no Windows.

Alt e Num mais: realiza o reconhecimento ótico de toda a janela atual.

No menu Avançado / OCR é possível determinar o idioma para reconhecimento. É fundamental escolher o idioma correto para ter resultados mais precisos no reconhecimento. No pacote que preparamos incluímos os idiomas português, inglês e espanhol.

  • Faça a leitura do texto com Ctrl + vírgula do teclado numérico.
  • Acione o navegador de textos do Virtual Vision, pressionando o 3 do teclado numérico.
  • Pressione a tecla F4 e será aberta a janela de diálogo padrão do Windows para salvar o arquivo e indique o local desejado aperte Enter em salvar.
  • Abra o painel de controle do Virtual Vision com Ctrl + Num 0
  • Pressione Alt e com a Seta para Direita encontre a opção leitura de textos.
  • Desça com as setas até dicionário pressione a seta para direita e pressione Enter em editar dicionário global.
  • Após pressionar Enter, no primeiro campo que recebe foco automaticamente escreva a expressão que deseja alterar.
  • Pressione o Tab no campo “falar como” escreva como deverá ser a nova pronúncia, após isso vá com Tab até adicionar expressão e aperte Enter, em seguida vá com o Tab até Ok e aperte Enter novamente.

OBS: nessa mesma janela você poderá salvar um dicionário já criado ou carregar um arquivo que já estava salvo em outro computador, usando seus respectivos botões.