UNESP cria Planetário para pessoas com deficiência visual

/
planetario
O Grupo de Amadores de Astronomia de Ilha Solteira “Prof. Mário Schenberg” – GAAIS do Departamento de Física e Química da Unesp naquela cidade tem se dedicado à divulgação da Astronomia para estudantes, amadores e para a população da região.
Com esse objetivo, foram investidos esforços e conhecimento para que pessoas com deficiências visuais (DV) possam aprender alguns conceitos sobre o assunto e adquirir uma melhor ideia de como é o céu noturno, com seus bilhões e bilhões de estrelas e constelações visto por uma pessoa sem deficiência visual.
Foi assim construído por membros do GAAIS e colaboradores um planetário especial. Foi dividido em duas partes, ou seja, foram construídos dois hemisférios, o norte e o sul, contendo algumas das principais estrelas (mais de 500 estrelas) que formam as constelações austrais, boreais e do zodíaco (total de 72 constelações).
Com a metodologia adotada, o DV pode ter uma ideia menos abstrata sobre a distribuição das estrelas na abobada celeste, a magnitude aparente das estrelas e a localização dos astros entre outros conceitos.
A iniciativa, inovadora na região e no país, oferece uma excelente oportunidade para os DVs vislumbrarem novos horizontes. “Para o Grupo, credenciado junto ao CNPq, o projeto é uma maneira de atender melhor e possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência visual em mais uma área anteriormente a anos-luz de distância e, agora, possivelmente, a alguns passos de todos”, conclui Cláudio L de Carvalho, professor da Unesp de Ilha Solteira e coordenador do GAAIS.
Para saber mais sobre o Planetário, entrar em contato com o Prof. Dr. Cláudio L. Carvalho, pelo e-mail: carvalho@dfq.feis.unesp.br ou pelo telefone (18) 3743-1058.
Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Um homem em uma cadeira de rodas
Uncategorized

Dia Global da Acessibilidade

Getting your Trinity Audio player ready… O Dia Global da Acessibilidade, celebrado anualmente na terceira quinta-feira de maio, é uma data significativa dedicada a promover o acesso e a inclusão

Homem cego em uma palestra sobre e-learning
Uncategorized

Acessibilidade Digital em E-Learning

Getting your Trinity Audio player ready… A evolução do e-learning trouxe inúmeras oportunidades educacionais para estudantes ao redor do mundo, mas também destacou a necessidade crucial de acessibilidade digital. Acessibilidade