Prefeitura de São Caetano inaugura Adendo de Livros em Braille e audiolivros

/
braille
Em celebração ao Dia Nacional do Sistema Braille, comemorado na última quarta-feira (8/4), a Prefeitura de São Caetano do Sul inaugurou o Adendo de Livros em Braille e audiolivros da Biblioteca Dirma das Neves Vicente, localizada na Agência de Desenvolvimento do Bairro Prosperidade (Avenida Prosperidade, 441). Mais informações sobre o novo espaço pelo telefone 4226-6057.
O acervo é composto por cerca de 310 volumes de edições em audiolivros, braille e fonte ampliada, doados em parceria permanente com a Fundação Dorina Nowill e o Instituto Benjamin Constant, que prevê a atualização dos mesmos. São livros com temas de autoajuda, educativos, infanto-juvenis e clássicos, como O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, Menino Maluquinho, de Ziraldo, Iracema, de José de Alencar, Atlas Geográfico, da Editora Melhoramentos, entre outros diversos exemplares.
A iniciativa da Prefeitura valoriza ainda mais o Bairro Prosperidade, já que no local, às quartas-feiras, das 10h às 11h30, são ministradas gratuitamente à população aulas de Braille e Técnicas de Orientação e Mobilidade. E nas quintas-feiras, das 15h às 17h, Língua Brasileira de Sinais (Libras). Alunos do curso de Braille com e sem deficiência visual, a maior parte formada de moradores locais, tiveram o primeiro contato com os livros e aprovaram.
“Estamos entregando à população mais esta ação de inclusão. O governo investe bastante no setor, com destaque à natação adaptada, que é referência nacional, o aplicativo CittaMobi, que facilita o acesso aos ônibus municipais para deficientes ou não, e em várias áreas da Administração”, ressaltou o secretário de Comunicação Social e chefe de gabinete em exercício, Fernando Scarmelloti, que na oportunidade representou o prefeito Paulo Pinheiro.
Para o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Thiago Tortorello, o adendo proporcionará aos munícipes com deficiência visual ou não a chance de se atualizarem. “São Caetano é uma cidade inclusiva. Prova disso é o grande sucesso dos cursos aqui na agência. Teremos que abrir novas turmas. Este prédio, que abrigava a Caixa Econômica Federal, foi todo revitalizado no começo da gestão. E agora estamos dando uma utilidade importante, especialmente, para os moradores do bairro.”
Além de Scarmelloti e Thiago, estiverem presentes na cerimônia de lançamento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Graça Pinheiro, a responsável pela agência, Glória Santos, vereador Jorge Salgado, autoridades e funcionários municipais e alunos dos cursos.
Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp