Legendas e Janelas de Libras

/
Career and distance job concept. Pleased bearded man corporate worker dressed formally gestures okay sign at webcam of laptop uses headset for online calling poses at desktop gains new knowledge

A deficiência auditiva é uma condição que afeta a capacidade de ouvir. Pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo genética, doenças e lesões. A deficiência auditiva pode ser leve, moderada, grave ou profunda.

A surdez é uma forma mais grave de deficiência auditiva. É caracterizada pela perda total ou parcial da audição. A surdez pode ser causada pelos mesmos fatores que a deficiência auditiva, mas também pode ser causada por fatores congênitos, como síndrome de Down ou rubéola congênita.

É importante lembrar que a deficiência auditiva e a surdez não são doenças. São condições que podem ser gerenciadas e controladas.

No Brasil, a deficiência auditiva é uma das deficiências mais comuns. De acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,2% da população brasileira possui algum grau de perda auditiva.

O maior obstáculo para as pessoas surdas e/ou deficientes auditivas é o acesso à informação, pois não são todos que dominam a leitura e escrita da língua portuguesa, uma boa parte faz uso somente da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Legendas para vídeos pré-gravados

Os requisitos da norma ABNT NBR 15290 incluem a garantia de que os vídeos sejam acessíveis a pessoas com deficiência visual, auditiva ou cognitiva e pode ser aplicada em vídeos da internet. Isso pode ser feito, usando legendas, audiodescrição e janela de libras.

De acordo com o critério WCAG 1.2.2, qualquer conteúdo pré-gravado que contenha uma faixa de áudio (seja apenas áudio ou vídeo) deve possuir legenda.

TÉCNICAS RECOMENDADAS PARA CONSTRUÇÃO DE LEGENDAS

Tempo que as legendas ficam na tela: entre 1 e 6 segundos, ou seja, o texto não pode ficar ali por menos de 1 segundo, nem mais de 6.

Número de linhas que uma legenda pode ter: até duas linhas é o mais confortável e mais fácil de compreender o conteúdo do texto e da imagem.

Frases longas, na maioria das vezes, podem ser divididas em várias legendas. As curtas podem ser agrupadas para evitar o estilo telegráfico que prejudica a compreensão.

Tipologia e fontes:

Largura = 2/3 da altura

Espessura do traço = 1/7 da altura (caractere claro sobre fundo escuro)

Distância entre letras = 1/5 da altura

Distância entre palavras = 2/3 da altura

Intervalo entre linhas = 1/5 da altura

Altura da letra minúscula = 2/3 da altura da letra maiúscula

Número de caracteres por linha: no máximo 32.

É recomendado escrever com maiúsculas e minúsculas e seguir sempre as regras gramaticais, pois assim a compreensão do conteúdo fica mais fácil.

A norma ABNT recomenda que os caracteres estejam na cor branca, pois assim permite maior eficácia na leitura. Para um maior conforto, recomendamos também que as legendas estejam sobre fundo preto. Há também a opção de colocar os caracteres em amarelo sobre fundo preto, aumentando ainda mais o contraste e melhorando a experiência de pessoas surdas com baixa visão.

Exemplo de aplicação

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Ícone de acessibilidade em meio a um ambiente tecnológico
Uncategorized

Acessibilidade Digital: Leis Globais e Desafios

Getting your Trinity Audio player ready… A acessibilidade digital é fundamental para garantir que todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas, tenham acesso igualitário às tecnologias digitais.