Lançamento do eBook “Virtual Vision – 20 anos capacitando e incluindo Pessoas com deficiência visual” marca Congresso L&PB 2018

/
Lançamento do eBook “Virtual Vision - 20 anos capacitando e incluindo Pessoas com deficiência visual”
No dia 27 de agosto, durante o Congresso Learning & Performance Brasil 2018, a MicroPower, com muito orgulho, lançou o eBook “Virtual Vision – 20 anos capacitando e incluindo pessoas com deficiência visual.”
 
O painel em comemoração aos 20 anos do Virtual Vision contou com a presença de diversas entidades, parceiros e pessoas que contribuíram, de alguma forma, com sua experiência e história na trajetória desses anos.
 
Foram apresentados , durante o lançamento, os detalhes de como o software leitor de telas surgiu, as demandas que motivaram sua criação, a influência que tem promovido na vida pessoal e profissional daqueles que têm se beneficiado da ferramenta, um resumo do histórico de alguns marcos que fizeram parte dessa história e a importância e o papel de todos que, de alguma forma, contribuíram para o seu desenvolvimento e para a disponibilidade de acesso democrático e igualitário à internet e às ferramentas do Windows.
 
Você sabia?
 
Um dos marcos mais importantes da história dessa ferramenta, relatado no eBook, ocorreu em 1998, quando o Bradesco, um grande parceiro que ajudou a implantar a ferramenta em grande escala, recebeu a ilustre visita de Bill Gates, que conheceu e indicou o Bradesco Net Internet Banking para o prêmio “Smithsonian Computerworld Awards”, posicionando o projeto entre os cinco finalistas na premiação de 1998/1999.
 
O livro conta a história do Programa de Capacitação e Empregabilidade que, ao longo dos últimos 20 anos, já capacitou e incluiu 25 mil pessoas com deficiência visual e ajudou a empregar mais de 2.000 pessoas.
 
A iniciativa tem origem no Virtual Vision – o leitor de telas brasileiro lançado pela MicroPower em 1998 e capaz de ler o Windows, os programas do Office e o Internet Explorer.
 
O livro relata as histórias de conquistas e transformação de vidas proporcionadas por um software que, mais do que tornar possível o uso de um computador, permitiu inserir pessoas no dia a dia da sociedade.
 
Análise de Acessibilidade
 
Os softwares usados como leitor de telas para pessoas com deficiência visual somente conseguem ler textos, daí existe também a necessidade de adequação textual de todas as mídias usadas num site.
 
Um site acessível representa o cuidado com a responsabilidade social, que impacta diretamente a imagem de uma empresa. É uma grande oportunidade para as empresas atenderem a um público de milhões de pessoas, que podem acessar o seu conteúdo de forma democrática e que precisam de atenção para terem acesso igualitário.
 
Outro paradigma que se quebra por meio desse trabalho e, principalmente, entre os programadores de sites é que para que um site seja visualmente acessível, não precisa ser feio, pois alguns recursos simples de programação podem tornar o site acessível sem perder a experiência visual de quem o acessa. Para tornar isso possível, é necessário reunir o programador, o deficiente visual e o validador técnico, para que surja um trabalho que atenda a todos.
 
A MicroPower realiza o serviço de “Análise de Acessibilidade Web”, que consiste na navegação com o software Virtual Vision habilitado para identificação de aderência aos requisitos de acessibilidade e apontamento das eventuais mudanças necessárias nos processos.
Ainda hoje, há escassez de empresas que façam esse trabalho de Análise de Acessibilidade e muitas organizações ainda não conhecem como é feito na prática.
 
A MicroPower conta com uma equipe altamente qualificada, incluindo colaboradores com deficiência visual, que conhecem as reais necessidades dos usuários para a realização desse serviço, treinamentos in company e projetos de capacitação e empregabilidade de pessoas com deficiência visual.
 
Lei Brasileira de Inclusão
Depois de mais de 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei Nº 13.146/15) foi sancionada em julho de 2015 e entrou em vigor em janeiro de 2016.
 
A lei tem promovido mudanças significativas em diversos campos (educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura) e o acesso à informação e à comunicação estão entre seus grandes progressos. Agora, todos os sites devem estar acessíveis.
 
Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”
 
Download do eBook
 
Para fazer o download do eBook “Virtual Vision – 20 anos capacitando e incluindo pessoas com deficiência visual”, acesse: https://i4lp.com/biblioteca/livros/
 
O conteúdo completo de todos os painéis do Congresso L&PB 2018 estarão disponíveis no Anuário 2018 em breve. Fique ligado em nossas publicações.
Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
sindrome-de-down
Uncategorized

Dia Internacional da Síndrome de Down

Getting your Trinity Audio player ready… O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, é uma data significativa estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para

Profissional idoso masculino sorridente usando tablet digital enquanto está sentado no sofá.
Uncategorized

Acessibilidade Digital para Terceira Idade

Getting your Trinity Audio player ready… No mundo digital de hoje, a acessibilidade tornou-se uma questão fundamental, não apenas como uma necessidade, mas como um direito de todos os usuários,