Fotografias feitas por pessoas com deficiência visual na Pinacoteca

/
Fotografias-feitas-por-pessoas-com-deficiencia-visual-na-Pinacoteca
A exposição Transver fica em cartaz até 3 de abril
 
Os dez alunos do Curso de Fotografia para Deficientes Visuais, realizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), da Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em projeto coordenado por João Kulcsár, divulgam seus trabalhos na mostra Transver – fotografias feitas por pessoas com deficiência visual.
 
Ministrado de agosto a outubro por João Kulcsár, coordenador do projeto de fotografia com deficientes visuais do Senac-SP, em parceria com a equipe do educativo do museu, o curso contou com três módulos que mesclaram ensinamentos teóricos e práticos.
 
Durante esse período, os participantes foram sensibilizados pelas poesias de Manoel de Barros, pelos trabalhos de fotógrafos contemporâneos, pelas visitas à Pinacoteca e seu entorno e pelo uso de diversos materiais multissensoriais do Programa Educativo para Públicos Especiais do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca.
 
O resultado fotográfico surpreende, pois, os participantes, todos com diferentes graus de deficiência visual, aprenderam a lidar com o equipamento, a desenvolver as competências básicas necessárias e a perceber o espaço a partir dos outros sentidos.
Além das dez fotografias expostas (uma de cada aluno), o público tem acesso a pranchas táteis, audiodescrições e textos em Braille. Um código QR possibilita que os visitantes assistam aos depoimentos gravados pelos artistas participantes da mostra, tornando a exposição acessível aos diversos públicos.
 
A mostra fica em cartaz até dia 3 de abril de 2016. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 17h30 – com permanência até às 18h. O ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Para mais informações, acesse: www.pinacoteca.org.br.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 – 11 3324-1000 | Lg. General Osório, 66 – 11 3335-4990
Terça a domingo, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.
 
Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Ícone de acessibilidade em meio a um ambiente tecnológico
Uncategorized

Acessibilidade Digital: Leis Globais e Desafios

Getting your Trinity Audio player ready… A acessibilidade digital é fundamental para garantir que todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas, tenham acesso igualitário às tecnologias digitais.