Celebrando a Diversidade: O Dia Nacional do Surdo e Sua Importância

/
Homem surdo negro usando linguagem de sinais.

No dia 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Surdo, uma data que presta homenagem à inauguração da primeira escola para surdos no Brasil, em 1857. Essa instituição pioneira recebeu o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro e é hoje conhecida como INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos.

A deficiência auditiva é uma das condições mais prevalentes no Brasil. De acordo com o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,2% da população brasileira enfrenta algum grau de perda auditiva.

Um dos principais desafios enfrentados pelas pessoas surdas ou com deficiência auditiva é o acesso à informação, uma vez que nem todos dominam a leitura e escrita da língua portuguesa. Muitos utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação.

A deficiência auditiva é uma condição que afeta a capacidade de ouvir e pode ser ocasionada por diversos fatores, tais como genética, doenças e lesões. Essa perda auditiva pode variar em grau, sendo classificada como leve, moderada ou profunda.

A surdez é caracterizada pela perda total ou parcial da audição e pode ter diversas causas, incluindo fatores genéticos, infecções como a meningite e o uso de medicamentos ototóxicos durante a gravidez, entre outros.

É fundamental destacar que a deficiência auditiva e a surdez não são doenças, mas sim condições que podem ser gerenciadas e controladas. Com o apoio adequado, pessoas que enfrentam essas limitações podem viver vidas plenas e produtivas.

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Ícone de acessibilidade em meio a um ambiente tecnológico
Uncategorized

Acessibilidade Digital: Leis Globais e Desafios

Getting your Trinity Audio player ready… A acessibilidade digital é fundamental para garantir que todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas, tenham acesso igualitário às tecnologias digitais.