Campanha Abril Marrom: prevenção, combate e reabilitação às diversas espécies de cegueira

/
abril_marrom_03042017
Com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção contra a cegueira, o projeto Abril Marrom desenvolve, durante o mês de abril, testes de acuidade para a população e palestras ministradas por médicos especialistas em diversas áreas da oftalmologia.
 
A abertura da campanha será realizada no dia 03 de abril na Câmara Municipal de São Paulo, como fruto da proposta de lei 14.485/07, que inclui a comemoração do “Abril Marrom” – Prevenção, Combate e Reabilitação às diversas espécies de cegueira.
 
Atualmente no Brasil há mais de 1,2 milhão de cegos (visão corrigida igual ou inferior a 20%, cegueira legal) A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados.
Isso significa que aproximadamente 700 mil brasileiros com cegueira poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Mas para que isto aconteça o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular.
 
Em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão (Visão corrigida entre 20-60%), sendo que 90% dessas pessoas são habitantes dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
 
Mesmo quem não tenha doenças oculares ou não use óculos deve visitar o oftalmologista e fazer exames de vista, pelo menos, anualmente. Segundo pesquisa do IBGE, 80% dos 24,6 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência, no Brasil, são cegas ou possuem baixa visão.
 
Procedimentos como exames clínicos e aferição de pressão intraocular podem detectar eventuais alterações da visão. Com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção contra a cegueira, o projeto Abril Marrom desenvolve, durante o mês de abril, testes de acuidade para a população e palestras ministradas por médicos especialistas em diversas áreas da oftalmologia.
 
Programação
 
Abertura
Dia: 03 de abril de 2017
Horário: 14:00
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Salão Nobre – 8º andar
 
Teste de Acuidade Visual
Dias: 03/04/17 a 07/04/17 – Câmara Municipal de São Paulo
Horário: 10:00 às 16:00
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Praça Wi-fi
 
Dias: 08/04/17 a 12/04/17 – Mercado Municipal de São Paulo
Horário: 10:00 às 16:00
Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Centro (Ambulatório)
 
Dias: 13/04/17 a 17/04/17 – Mercado Municipal da Lapa
Horário: 10:00 às 16:00
Endereço: Rua Herbart, 47 – Lapa (Ambulatório)
 
Palestras
Horário: sempre das 15:00 às 17:00
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Sala Vieira de Melo (Sala A) – 1º subsolo
 
Dia 10 de abril
Orientações básicas sobre a situação atual da saúde ocular no Brasil
Palestrante: Dr. Suel Abujamra
Doutor em Medicina (Oftalmologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Livre-docente em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da academia Americana de Oftalmologia e da Associação Panamericana de Oftalmologia. Ex-presidente do CBO e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Fundador e atual Presidente do Instituto Suel Abujamra.
 
Como prevenir as doenças oculares
Palestrante: Dr. Pedro Durães Serracarbassa
Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo. Especialista em doenças da retina pela Louisiana State University, Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Membro da Academia Americana de Oftalmologia.
 
Dia 17 de abril
  • Ações públicas de saúde no combate à cegueira
Palestrante: Dr. Suel Abujamra
 
  • Como tratar as principais doenças oculares
Palestrante: Dr. Pedro Durães Serracarbassa
 
Dia 24 de abril
Reabilitação Visual no Brasil
Palestrante: Eliane Cunha Lima
Mestre em Psicologia da Educação PUC/SP, Ortoptista Pós Graduada pela UNIFESP/Escola Paulista de Medicina, Especialista em Baixa Visão pela Santa Casa de Misericórdia de SP, Orientadora Familiar pela Universidade de Navarra/Espanha, Membro da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, Assessora de Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
 
Projeto Bengala Verde
Palestrante: Maria Júlia Araújo
Presidente e fundadora da Retina Brasil – Associação de pacientes com doenças da retina. Desde 1999, atua em defesa dos pacientes com problemas de visão. Tem baixa visão devido a uma doença da retina – Retinose Pigmentar. É uma das criadoras do
 
Clínicas Parceiras
Durante o mês de Abril de 2017, as clínicas parceiras atenderão gratuitamente as pessoas que apresentarem o encaminhamento oficial do Abril Marrom.
Interessados deverão acessar o site: www.abrilmarrom.com.br
 
Encerramento e Audiência Pública
Dia: 02 de maio de 2017
Horário: 18:00
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório Franco Montoro
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera
 
Fonte: www.abrilmarrom.com.br
Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp