Campanha Abril Marrom: prevenção, combate e reabilitação às diversas espécies de cegueira

/
abril_marrom_03042017
Com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção contra a cegueira, o projeto Abril Marrom desenvolve, durante o mês de abril, testes de acuidade para a população e palestras ministradas por médicos especialistas em diversas áreas da oftalmologia.
 
A abertura da campanha será realizada no dia 03 de abril na Câmara Municipal de São Paulo, como fruto da proposta de lei 14.485/07, que inclui a comemoração do “Abril Marrom” – Prevenção, Combate e Reabilitação às diversas espécies de cegueira.
 
Atualmente no Brasil há mais de 1,2 milhão de cegos (visão corrigida igual ou inferior a 20%, cegueira legal) A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados.
Isso significa que aproximadamente 700 mil brasileiros com cegueira poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Mas para que isto aconteça o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular.
 
Em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão (Visão corrigida entre 20-60%), sendo que 90% dessas pessoas são habitantes dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
 
Mesmo quem não tenha doenças oculares ou não use óculos deve visitar o oftalmologista e fazer exames de vista, pelo menos, anualmente. Segundo pesquisa do IBGE, 80% dos 24,6 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência, no Brasil, são cegas ou possuem baixa visão.
 
Procedimentos como exames clínicos e aferição de pressão intraocular podem detectar eventuais alterações da visão. Com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção contra a cegueira, o projeto Abril Marrom desenvolve, durante o mês de abril, testes de acuidade para a população e palestras ministradas por médicos especialistas em diversas áreas da oftalmologia.
 
Programação
 
Abertura
Dia: 03 de abril de 2017
Horário: 14:00
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Salão Nobre – 8º andar
 
Teste de Acuidade Visual
Dias: 03/04/17 a 07/04/17 – Câmara Municipal de São Paulo
Horário: 10:00 às 16:00
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Praça Wi-fi
 
Dias: 08/04/17 a 12/04/17 – Mercado Municipal de São Paulo
Horário: 10:00 às 16:00
Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Centro (Ambulatório)
 
Dias: 13/04/17 a 17/04/17 – Mercado Municipal da Lapa
Horário: 10:00 às 16:00
Endereço: Rua Herbart, 47 – Lapa (Ambulatório)
 
Palestras
Horário: sempre das 15:00 às 17:00
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Sala Vieira de Melo (Sala A) – 1º subsolo
 
Dia 10 de abril
Orientações básicas sobre a situação atual da saúde ocular no Brasil
Palestrante: Dr. Suel Abujamra
Doutor em Medicina (Oftalmologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Livre-docente em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da academia Americana de Oftalmologia e da Associação Panamericana de Oftalmologia. Ex-presidente do CBO e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Fundador e atual Presidente do Instituto Suel Abujamra.
 
Como prevenir as doenças oculares
Palestrante: Dr. Pedro Durães Serracarbassa
Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo. Especialista em doenças da retina pela Louisiana State University, Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Membro da Academia Americana de Oftalmologia.
 
Dia 17 de abril
  • Ações públicas de saúde no combate à cegueira
Palestrante: Dr. Suel Abujamra
 
  • Como tratar as principais doenças oculares
Palestrante: Dr. Pedro Durães Serracarbassa
 
Dia 24 de abril
Reabilitação Visual no Brasil
Palestrante: Eliane Cunha Lima
Mestre em Psicologia da Educação PUC/SP, Ortoptista Pós Graduada pela UNIFESP/Escola Paulista de Medicina, Especialista em Baixa Visão pela Santa Casa de Misericórdia de SP, Orientadora Familiar pela Universidade de Navarra/Espanha, Membro da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, Assessora de Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
 
Projeto Bengala Verde
Palestrante: Maria Júlia Araújo
Presidente e fundadora da Retina Brasil – Associação de pacientes com doenças da retina. Desde 1999, atua em defesa dos pacientes com problemas de visão. Tem baixa visão devido a uma doença da retina – Retinose Pigmentar. É uma das criadoras do
 
Clínicas Parceiras
Durante o mês de Abril de 2017, as clínicas parceiras atenderão gratuitamente as pessoas que apresentarem o encaminhamento oficial do Abril Marrom.
Interessados deverão acessar o site: www.abrilmarrom.com.br
 
Encerramento e Audiência Pública
Dia: 02 de maio de 2017
Horário: 18:00
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório Franco Montoro
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera
 
Fonte: www.abrilmarrom.com.br
Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Um homem em uma cadeira de rodas
Uncategorized

Dia Global da Acessibilidade

Getting your Trinity Audio player ready… O Dia Global da Acessibilidade, celebrado anualmente na terceira quinta-feira de maio, é uma data significativa dedicada a promover o acesso e a inclusão

Homem cego em uma palestra sobre e-learning
Uncategorized

Acessibilidade Digital em E-Learning

Getting your Trinity Audio player ready… A evolução do e-learning trouxe inúmeras oportunidades educacionais para estudantes ao redor do mundo, mas também destacou a necessidade crucial de acessibilidade digital. Acessibilidade