Caminhada da Bengala Verde

/
Caminhada_da_Bengala_Verde_3

O evento pretende chamar a atenção da população para a realidade das pessoas com baixa visão

No dia 16 de maio, o Grupo Retina São Paulo realiza a Caminhada da Bengala Verde pela Avenida Paulista, em São Paulo. Com o slogan “Queremos que você nos veja”, os participantes pretendem chamar a atenção da população para a realidade das pessoas com baixa visão, aquelas com acuidade visual igual ou inferior a 20/200 ou com campo visual menor que 20 graus no melhor olho.

Conforme explica o site da ONG, essas pessoas não são totalmente cegas, mas têm uma capacidade muito reduzida de enxergar. No caso de diminuição da acuidade visual, os indivíduos têm dificuldades para realizar atividades como ler, reconhecer outras pessoas, cozinhar e dirigir. Já aqueles com alteração do campo visual não conseguem identificar pessoas que estejam ao seu lado, têm o caminhar comprometido e ficam propensos a tropeços e esbarrões.

Os problemas de baixa visão não podem ser solucionados com o uso de óculos ou cirurgias. Na maioria dos casos, eles são causados por doenças da retina ou glaucoma avançado, que não tem regressão.

O uso da bengala verde por pessoas com baixa visão tornará possível sua identificação e diferenciação em relação às pessoas cegas. Segundo o Grupo Retina, a partir da conscientização, serão possíveis ações voltadas à melhoria das condições de acessibilidade, mobilidade e inserção social dos mesmos. E, ainda, a bengala passa a ser um instrumento de comunicação entre esses indivíduos e a sociedade.

Para mais informações sobre o projeto ou como adquirir a bengala verde, acesse o site do Grupo Retina.

 

Projeto Bengala Verde

Dia 16 de maio, sábado, às 10h.

Local do encontro: Av. Paulista, em frente ao Parque Trianon, altura do número 1.000.

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Ícone de acessibilidade em meio a um ambiente tecnológico
Uncategorized

Acessibilidade Digital: Leis Globais e Desafios

Getting your Trinity Audio player ready… A acessibilidade digital é fundamental para garantir que todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas, tenham acesso igualitário às tecnologias digitais.