Acessibilidade na web

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Websites acessíveis beneficiam a todos, não somente às pessoas com deficiência
 
Existem diversas definições de acessibilidade: facilidade de acesso, condição para utilização, autonomia, possibilidade de alcance e de segurança – tanto em serviços de transporte, quanto em dispositivos, sistemas, meios de comunicação e informação.
 
Mas você sabe o que representa a acessibilidade na web? Uma grande conquista para mais de 45 milhões de brasileiros – número de pessoas com algum tipo de deficiência no país.
 
Acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem usar a web. Mais especificamente, podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web, conforme indica o Consórcio World Wide Web (W3C) – comunidade internacional que desenvolve padrões com o objetivo de garantir o crescimento da web.
 
Exigida por lei
 
Depois de mais de 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei 13.146/15) foi sancionada em julho de 2015 e entrou em vigor em janeiro de 2016. A lei promove mudanças significativas em diversos campos (educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura) e o acesso à informação e à comunicação é um de seus grandes progressos. Agora, todos os sites devem estar acessíveis:
 
“Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”
 
Vantagem para todos
 
Há grandes marcas engajadas para criar produtos, serviços e meios para comunicação mais acessíveis. Tais empresas investem em profissionais habilitados e criativos, capazes de desenvolver tecnologias e buscar as mais diferentes pesquisas com o objetivo de proporcionar grandes experiências para seus clientes (consumidores).
 
Estratégias de inovação no campo da acessibilidade estão no topo de suas prioridades. Isso porque tais empresas perceberam que não adianta apenas investir em venda. É preciso fazer a diferença, criar algo novo, representar o público-alvo e assumir o papel de porta-voz das grandes transformações que os cidadãos mais valorizam.
 
Vale ressaltar que investir em acessibilidade também é uma questão estratégica, um diferencial importantíssimo no mercado extremamente competitivo de hoje, no qual cada consumidor é disputado com “unhas e dentes”.
 
Para uma organização conseguir alcançar mais e novos públicos, ela deve saber se comunicar com todos. Dessa forma, torna-se imprescindível a criação de um portal acessível – com estrutura lógica e simples, textos legíveis, conteúdo melhor organizado por títulos, texto alternativo para imagens, recursos para leitura de telas, contraste de cores, design clean, entre outros dados.
 
A complexidade para desenvolver do zero ou adaptar um site, aplicativo ou qualquer outro canal de comunicação e interação com o consumidor depende de diversos elementos, como número de páginas ou templates, tipo e quantidade de conteúdo e plataforma usada.
 
A empresa ainda precisa saber como e por onde começa o processo de criação de um website acessível; fazer a verificação do quanto seu site já é acessível; avaliar os possíveis tipos de usuário; fazer o desenho de interfaces; compreender o passo a passo da implementação.
 
Em resumo, todas as etapas são importantes e irão definir a acessibilidade do portal ou projeto. Por isso, a necessidade de contar com especialistas. A homologação de acessibilidade de site, realizada pela MicroPower, consiste na navegação com o software Virtual Vision habilitado para identificação de aderência aos requisitos de acessibilidade e apontamento das eventuais mudanças necessárias nos processos em um sistema próprio, que faz o monitoramento dos apontamentos, correções e homologação final das páginas.
 
Além disso, a MicroPower conta com colaboradores altamente qualificados, incluindo deficientes visuais, que conhecem as reais necessidades dos usuários para a realização desse serviço; treinamentos in company e projetos online de capacitação e empregabilidade de pessoas com deficiência visual.
 
Quer saber como funciona a acessibilidade na prática? Então confira o site da Vivo, totalmente acessível para pessoas com deficiência visual, um projeto desenvolvido e implementado pela MicroPower.
 
Projeto de acessibilidade do site da empresa Vivo desenvolvido e implementado pela MicroPower
Acesse o vídeo completo pelo canal da Telefônica Brasil no YouTube. Para obter mais informações sobre acessibilidade na web, entre no site www.virtualvision.com.br.
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